quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Roteiro e Dicas da Viagem...




Dicas:


- Roteiro: Tenha uma planilha com todos os trajetos diários que irá realizar, onde irá pernoitar, abastecer, etc. Mantenha por garantia uma cópia da planilha salva na internet, se precisar vc baixa e imprime nas paradas (pernoite).

- Parabrisa: Fundamental na proteção contra o vento. Vc pilota por muitas horas e cansa muito menos.

- Banco: Sobre o banco usei uma almofada a ar da Air Hawk. Vc pilota tb por horas sem sentir aquele desconforto na retaguarda.

- Pneus: Troquei pelo modelo "Sirac" da Michelin, pneus resistentes e próprios para longas viagens. O traseiro estava no "osso" quando terminei a viagem, mas aguentou.

- Baús: Utilizei os baús da Givi "nacionais", laterais de 21 litros e um no bagageiro de 46 litros. São muito práticos e resistentes.

- Protetor de Mãos: Não tinha este acessório na moto e senti muita falta, principalmente na ida. Houve partes do trajeto que o frio e o vento eram muito fortes e nem a luva de couro e a luva segunda pele davam conta do recado. A sensação era de que as mãos iriam congelar. Em vários momentos, a ginástica foi grande para mantê-las na posição de pilotagem.

- Combustível: Em função do tanque da XRE ser pequeno (12,4 litros), levei um galão com 10 litros de reserva.

- Consumo: Comecei a viagem fazendo +/- 20 km/l (moto carregada) andando em velocidade de cruzeiro entre 110/120 km/h. Com o forte vento da Patagônia, principalmente depois de Comodoro Rivadavia, o consumo aumentou muito. Houve trechos em que a média foi de 14 km/l. Por isso, motos com pouca capacidade no tanque como a XRE, devem levar um galão extra para evitar imprevistos.

- Roupas: Além do básico (jaqueta, calça, botas e luvas próprias para viagem), utilizei a segunda pele (blusa, calça, balaclava e luvas) da marca Solo (modelo X-Power), bastante resistente ao frio. Nos dias mais frios a temperatura ficava nos 5º C. Na moto com o vento o frio aumentava ainda mais, a sensação era de temperatura negativa. Com a segunda pele, não precisei usar o forro da jaqueta e da calça nenhuma vez.

- Corrente: Utilizei óleo 90 para a lubrificação. Procurava a cada 300/400 km no máximo lubrificar a corrente. Como garantia tinha um tubo de graxa branca para utilizar caso pegasse chuva no trajeto, é muito mais resistente à água dos que os óleos lubrificantes.

- Óleo do Motor: Tinha na bagagem 2 litros de reserva para completar se necessário. Sempre antes de iniciar o trajeto do dia verificava o nível do óleo.

- Mapas: Levei os da "Brasguide". Se não encontrar fácil no Brasil, na Argentina (principalmente nos postos YPF) vc encontra excelentes mapas para comprar.

- GPS: Utilizei um da Garmin (modelo eTrex HCX Vista). Existem mapas da Argentina para download. Útil para vc checar distâncias ou tirar dúvidas do trajeto.

- Marcador de Combustível da Moto: Tb muito útil. Marcava corretamente a quantidade de gasolina no tanque facilitando muito os cálculos da autonomia.

- Documentação: Passaporte ou RG, documento da moto em seu nome e seguro carta verde.

- Aduanas: Em função do movimento e da necessidade de apresentação dos documentos e preenchimento dos formulários, gasta-se +/- uma hora e meia em cada uma delas.

- Policiais: Em toda a viagem passei por vários postos de controle, em nenhum deles fui parado para apresentar documentação. Fui parado somente em alguns onde era feita a verificação na bagagem dos alimentos que por ventura estivesse transportando (controle fitossanitário).

- Dinheiro: A maior parte em pesos argentinos. Tb é bom ter alguns pesos chilenos caso precise abastecer ou coisa do tipo em território chileno. Dólares tb são aceitos com facilidade. Os cartões de crédito são bem aceitos (nos postos de gasolina somente os YPF recebiam sem problemas), porém em hotéis e restaurantes havia uma sobretaxa de 10 a 20%.

- Ruta 3: Um tapete até Ushuaia. Ainda existe o famoso “rípio”, mas somente após a aduana argentina de San Sebastian, são uns 120 km onde vc precisa andar com muito cuidado, mas nada que fuja do controle. Depois disto volta o asfalto até Ushuaia. Vi muitas máquinas e operários trabalhando, acredito que a cada ano o trecho onde há rípio será menor, ficando toda RN3 asfaltada até o "Fin Del Mundo".

- Pilotagem: Os dias nesta época do ano são longos, amanhece por volta das 5h30 e anoitece por volta das 21h30. Iniciar a viagem do dia bem cedo ajuda muito, pois a disposição é bem maior. No período da tarde já começa a aparecer o cansaço normal da pilotagem.

- Alimentação: Tinha sempre na bagagem 2 litros de água e algumas barras de cereais. Se acontecesse algum imprevisto tinha como me manter.

13 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber como vc resolveu a questão dos bauletos laterais e onde vc comprou esses acessórios parabrisa, bauletos com suporte? e sobre o galão de combustível existe alguma proibição ou forma de transporte? Grato pela atenção

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  2. Tácio, saudações! Vc pode encontrar os acessórios na Criativa Aces...
    www.criativaacessorios.com.br
    Sobre o galão, bem, dizem que não é permitido transportar gasolina, mas não tive problemas em nenhum momento, um galãozinho na moto não é muita coisa. Quase todo mundo mundo leva, exceto as big trails que tem um baita tanque.
    Abr,
    Sérjão.

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  3. Olá, Sérjão! Belo relato de viagem! Apesar de ter pouco tempo de experiência com motos, já me vejo nesse tipo de aventura em breve!

    Por ora, queria lhe perguntar sobre o seguro carta verde... como adquirir?

    Um abraço!

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  4. Olá colega! Obrigado.
    Olha, eu fiz o seguro aqui em Curitiba na Magna Seguros. Faça uma busca no Google usando "seguro carta verde", vc verá várias seguradoras que fazem, veja a mais próxima de vc, não é nenhuma seguradora específica para este tipo de serviço, é tranquilo. Um abraço, Sérjão.

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  5. Serjão.
    Sou Argentino e moro aqui no Brasil a 10 anos ja.
    Ja viajei muito pela Argentina com moto de diversos tipos.
    Juro que me arrepiei de ver as fotos e ler sobre a tua aventura.
    Ha muito tempo que não viajo mais estou com vontade enorme de voltar para a estrada.
    Hoje tenho uma XRE300 como a tua e gostei muito de como ficou para viajar, VOU FAZER IGUAL E SEGUIR A TUAS DICAS.

    Juro que fiquei muito emocionado com os teus depoimentos.

    Valeu.
    Carlos - SC - ITAPEMA.

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  6. Olá Carlos! Saudações!!! Muito obrigado colega......Como vc também já tem o espírito de aventura, sabe então muito bem o que significa tudo isto.
    Coloque em prática todo e qualquer planejamento, pois valerá muito a pena.
    No que puder ajudar, é só entrar em contato.
    Um abraço,
    Sérjão.

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  7. Oi Serjão.

    Ja comprei o Air Hawk, um bom capacete e a bolha para a minha XRE 300.
    Seguramente vou fazer alguma viagem curta 200/400km a partir de abril.
    Te envio fotos.

    Um abraço
    Carlos - Itapema SC

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    1. Olá Carlos! Tudo certinho?
      Vc fez boas aquisições, vai ver a diferença na estrada, principalmente com a almofada air hawk, serão km a fio sem cansar.
      Mande as fotos sim, ficarei no aguardo.
      Um abraço e boa viagem.
      Sérjão.

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  8. Serjão.
    Boa tarde fiquei com vontade de fazer essa viagem, a principio tinha pensado em ir para o atacama, mas estou quase convencido em mudar gostei das suas fotos e relatos.
    Sim essa viagem vou fazer com o meu filho só estou esperando chegar a carteira definitiva dele, pois esta rodando com a provissoria.
    iremos de xr 300.
    Qual e o seu proximo projeto?
    um abraço e fica na paz.

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  9. Olá Colega!!! Não tenho dúvida que vcs farão uma bela viagem que será lembrada para sempre. É só ir na boa, um roteiro bem elaborado e moto na estrada! Se puder ajudar em alguma coisa é só me escrever, informe na msg o e-mail de contato.
    Olha, havendo uma próxima viagem, confesso que o Deserto do Atacama me chama muito a atenção. Seriam dois extremos a serem visitados. Vamos ver!!! rs
    Um grande abraço.

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  10. que bela viagem colega, meus parabéns!

    pretendo fazer uma parecida em jan/13 e quero tirar uma dúvida contigo: alguma razão particular pra passar por buenos aires e bahia blanca em vez de seguir uruguaiana/rosario/santa rosa/puerto madryn? segundo o google maps, o trajeto por rosario é 100k mais curto.

    um forte abraço!
    mário

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Olá! Obrigado Mário......Todo sucesso na sua viagem, será uma experiência inesquecível!!! Olha, o roteiro não foi por nenhuma razão especial, como eu era marinheiro de primeira viagem, foi o que acabei escolhendo. Hoje te digo que se puder evitar Buenos Aires (salvo se não conhecer a cidade, pois é oportunidade para isto) é uma boa. Falo isto mais pelo trânsito, por toda aquela agitação. Vc tem que atravessar a cidade toda num baita movimento, o trânsito dos irmamos é muito pior que o nosso!!! Então já viu...Por isso, dá para economizar este stress sim se souber como. Um gde abraço e precisando de algo em que possa ajudar é só escrever!

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