quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fotos da Viagem...

Fronteira Brasil - Argentina (saída por Uruguaiana/RS).



Eu não fazia ideia. Mas as lojas de conveniência dos postos de combustíveis seriam os restaurantes, lanchonetes, pastelarias, confeitarias, etc, durante toda a viagem. É possível se alimentar relativamente bem com os produtos semi prontos disponíveis nos freezers. Você ganha tempo. Abastece, se alimenta e volta para a estrada. A refeição propriamente dita do dia você deixa para fazer à noite quando não está mais na estrada.



Buenos Aires (Av. 9 de Julho).



Ruta Nacional 3 (RN3), te leva de Buenos Aires até Ushuaia.






























Retas, retas e mais retas. Os pneus praticamente só tem desgaste no centro. Raramente faz-se uma troca de marcha.









Uma curva a frente! Viva!



















































Saída de Comodoro Rivadavia rumo a Rio Gallegos. Iniciar a viagem logo cedo fazia o dia render muito. Nesta época na região da Patagônia, o amanhecer ocorre +/- às 5h30 e o anoitecer +/- às 21h30, portanto, os dias são bem longos.

































O tempo as vezes muda muito rápido. O céu está azul e de repente parece que um temporal vai cair. Com a mesma rapidez que as nuvens carregadas chegam, elas também se vão.















Aqui a impressão foi de que eu enfrentaria um temporal nunca antes visto, de moto e sem nenhum lugar para parar e me abrigar. Por sorte o tempo começou a mudar, eu rumo ao Sul e as nuvens rumo ao Norte.





















Você viaja por horas e horas sem mudanças na paisagem. É só você e a moto! Momentos para pensar e repensar muitas coisas é o que não vão faltar.
























Enfim alguma coisa se mexeu na paisagem! São os chamados "Guanacos". É necessário muita atenção nos trechos onde eles estão, pois passam de um lado para o outro da estrada de repente.






Uma das paradas para passar a gasolina do galão para o tanque. O tanque da XRE não é grande (12,4L), mas isto não impede a realização de longas viagens. Um galão com 10 L extras resolveram o problema da autonomia. A ginástica era passar a gasolina do galão para o tanque naquele vento. Falando em "vento", da metade da Patagônia para baixo venta muito, você vai passar a ter a companhia dele quase o tempo todo. Em determinados trechos é preciso andar com a moto um pouco inclinada para se manter na estrada.


















Depois de deixar Rio Gallegos (Argentina) você vai entrar no Chile, logo em seguida sai do Chile e entra na Argentina novamente (aqui já na altura de San Sebastian). Estas aduanas tomam um precioso tempo da viagem.















Para chegar à "Tierra Del Fuego", que é uma grande ilha, faz-se a travessia através do Estreito de Magalhães. O navegador português Fernão de Magalhães ao navegar pelo estreito que hoje leva o seu nome, avistou esta grande ilha, e inspirado pela quantidade de fogueiras indígenas que brilhavam ao longo da costa, batizou-a de "Tierra Del Fuego". Daí o nome!

































O famoso "rípio". É necessário trafegar por aproximadamente 120 km através dele. É o único trecho na Ruta 3 que ainda existe rípio. Começa logo após a cidade de "Tres Cerros" no Chile e vai até a aduana Argentina em "San Sebastian". Olhando de longe ele engana, parece que está bem compactado, mas existem muitas pedras soltas e muitas costelas (tipo uma pista de motocross) para atravessar. Há necessidade de poupar a moto andando devagar, em determinados momentos andava a 40/50 km/h.















Canal de Beagle. Liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Ao fundo a cidade de Ushuaia. MISSÃO CUMPRIDA!!! Estou em Ushuaia.


















Farol "Les Eclaireurs", também chamado de Farol do Fim do Mundo. A foto deste farol foi por meses o fundo de tela do meu notebook. Indescritível a sensação de estar a poucos metros dele!!!























Cidade de Ushuaia/AR.


















Parque Nacional Tierra Del Fuego.





















Cidade de Ushuaia/AR.
























Logo cedo o início do retorno para o Brasil saindo de Ushuaia.



































































Em determinados trechos onde existe muita areia, quando os ventos laterais sopram forte a situação fica complicada, você praticamente não enxerga nada e entra na tempestade sem ver muito a sua frente. Aqui foi no meu retorno quando estava próximo de Bahia Blanca.









Moto na garagem de casa após 17 dias de viagem e 10.500 km rodados. PROJETO YPY realizado!

Como disse Henry Ford: "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Desistir é para os fracos, fracassar é para quem pelo menos tentou.

Portanto, companheiro motociclista, aproveite este seu espírito de aventura e vá em frente. Um grande abraço!

16 comentários:

  1. Parabens rapaz, uma bela viagem, estava pensando se a XRE300 aguentaria a viagem, e vejo que foi tudo bem, assim se Deus quiser estarei no mesmo trajeto agora em fevereiro. E no ano que vem vou ao Chille. Abraço Francisco.J:Mariano da Rocha

    ResponderExcluir
  2. parabéns , Serjão

    Bela viagem essa

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o visual, estou pensando tbem em fazer uma viagem assim, comprei uma XRE c/ ABS e estou primeiro andando por perto pra dar uma amaciada no motor pra depois encarar a estrada.. gostaria de te fazer umas perguntas:
    consumo dela, (lógico, todo consumo depende de aceleração. qto maior, haverá gastos tbem), qual média de velocidade que vc andou e tudo +.
    obrigado, desde já.
    Robson Hermes, Vitóra - ES

    ResponderExcluir
  4. Robson, vai em frente que vc não vai se arrepender desta aventura!!!
    Olha o consumo com ela carregada e pouco vento foi de +/- 20 km/l. A partir de Comodoro Rivadavia o vento pegou pesado, aí o consumo aumentou muito, a média foi de 14 km/l (o que me salvou neste caso foi o galão com 10 litros extras de gasolina).
    Procurei sempre manter a média de velocidade entre 110/120 km/h diretão. A moto aguenta! Com o vento contra a velocidade caía para uns 90/100 km/h, mas os giros mantinha lá pelos 7 mil rpm's.
    Dê uma olhada no "Roteiro e Dicas da Viagem" postado em 20/01/10, ali comento vários pontos da viagem.
    Qualquer outra dúvida, fique a vontade de me mandar um e-mail que respondo no que puder ajudar.
    Um abraço,
    Sérjão.

    ResponderExcluir
  5. Estou quase comprando uma. Esta moto tem vibrações?

    ResponderExcluir
  6. Olha, como todo motor monocilíndrico, ele vibra um pouco em altas rotações, mas nada que chegue a prejudicar a tocada durante a viagem. Este negócio de ter que parar por causa da vibração, na XRE não existe.

    ResponderExcluir
  7. Cara vc ganhou um fã, tenho uma XRE e adoro a moto, ultimamente tenho pouco tempo de andar com ela e faço viagens de final de semana, mas meu sonho é fazer uma viagem dessas
    Parabéns e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. muito legallllllllllllllll brother
    abraço
    veja meu blog
    byvande.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns cara !!!
    grande viagen

    ResponderExcluir
  10. Cara vc é o Cara!
    comprei uma xre300 vermelha, já possuo uma gsx750f 2009, mais é arriscado rodar pra longe com ela, se tiver barro ou areia já era. to indo de maceio al para o peru via altamira pará utilizando a maldita br 230 são mais de 1500 km de barro e muita lama, vc foi uma inspiração boa sorte nas proximas viajens. meu email é leofontan@gmail.com se puder me ajudar com informações da xre 300 agradeço. abraços leo

    ResponderExcluir
  11. ola, tambem estou adquirindo uma 300xre para uma viagem dessas.adorei as fotos e comentarios ,ajudou bastante. ate mudei os planos ia pra machu pichu agora vou fazer o seu roteiro . francisco.rebello@hotmail.com. ajude me com mais informaçoes grato . parabens

    ResponderExcluir
  12. Francisco, saudações! Obrigado colega.
    Faça um bom planejamento para a viagem. Vc não vai se arrepender desta aventura!!! Pode acreditar.
    De quais informações vc precisa? Me escreva que ajudo no que for possível. Abraço, Sérjão.
    p.s. escrevi para o seu e-mail mas a msg. voltou.

    ResponderExcluir
  13. MUITO LEGAL...Ola gostei de ler seusrelatospois vou fazer este passeio no final de 2010...estou ancioso...eu passeio de lander fiz todos paises da america do sul em 3 passeios pra terminar é USHUAIA ...
    BLZ ABRAÇO E MUITA SAUDE..
    byvande.blogspot.com
    ATÉ + ótimos passeiossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Sérjão!
    Parabéns pelo blog e pela viagem! Realmente fantástico!
    Vejo que a XRE 300 se saiu bem! Acabei de adquirir uma e fiquei empolgado com sua aventura e feliz por ver que a motinho foi e voltou bem, claro que o piloto faz diferença. Conte no blog quais os problemas que teve, os cuidados mecânicos. E diga também por favor, onde comprou os alforges e as melhores marcas.
    Vamos nos falando! Grande Abraço!

    Fábio
    Goiânia / GO.

    ResponderExcluir
  15. parabéns! tenho uma xre e faço viagens pela minha região (nordeste) sou ainda iniciante, mais pretendo ir pra Ushuaia em 2014 não na xre e sim numa maior que comprarei até lá. bela viagem, um dia chegará minha vez! valeu!comente no meu blog.(duasrodaspi) ok?

    ResponderExcluir
  16. Olá William! Obrigado......planeje sim a sua viagem, como tenho dito aos colegas motociclistas, é um destino, uma aventura que vc não se arrependerá! Precisando de algo durante o planejamento entre em contato......Abraço.

    ResponderExcluir