terça-feira, 19 de janeiro de 2010

17º Dia......18/01/10......Uruguaiana/RS - Curitiba/PR

Consegui dormir no máximo umas 4 horas. Descanso era para quando chegar em casa. Levantei cedo, agora não às 6h, mas às 7h, pois queria passar na concessionária Honda para trocar o óleo. Putz, perdi uma hora pq esqueci de voltar o relógio para o nosso horário de verão, então na verdade quando entrei na concessionária eram 9h, tudo bem, já era final de festa!!! Troquei o óleo e filtro e estrada! Depois das tocadas dos dias anteriores, para fechar com chave de ouro, resolvi tocar até em casa (Curitiba/PR). Só consegui pegar a estrada literalmente às 10h, muito tarde, nunca tinha saído neste horário. Mas tudo era festa, estava em território brasileiro!!! Comecei a viagem via Passo Fundo e não via Porto Alegre como na ida. Seriam uns 1.100 km aproximadamente. Depois de Passo Fundo poderia ter pego a BR 280, mas me confundi no trajeto e passei direto para Vacaria via BR 116. Tudo bem, só aumentaria o percurso em 200 km. O que eram 200 km naquela altura do campeonato? kkk De Vacaria fui ao sentido da BR 101 para vir para Curitiba. Em SC já noite, peguei chuva forte naquela região de Lages e Rio do Sul. A coisa complicou, não dava para enxergar quase nada. Por umas três vezes cheguei a parar a moto pensando em pernoitar por ali, mas olhava para cima e via que as nuvens estavam dispostas a abrir e achava que a chuva poderia parar. Sábia decisão, logo em seguida a chuva parou e voltei a imprimir o meu ritmo de viagem. Subindo a Serra do Mar já de madrugada, praticamente sem movimento na estrada, a poucas dezenas de quilômetros de casa, um filme começa a passar pela tua cabeça, desde o período do planejamento da viagem, desde a primeira hora em que ela se iniciou no dia 2 de janeiro passado, a sensação é indescritível! O aumento do percurso, mais a chuva e o cansaço me fizeram chegar em Curitiba só às 3h30 do dia 19/01. Como falei, era a última etapa a ser cumprida, o desgaste estava quase no extremo, mas a determinação de querer chegar era maior. A moto? kkk ... parecia que tinha começado a viagem há poucos minutos! Então, missão cumprida!!! “El Fin Del Mundo” mais uma vez desbravado por um brasileiro, desta vez com uma super XRE 300!!! Vou fazer um resumo da viagem, trajetos, distâncias, curiosidades, etc, e claro, separar aquelas magníficas fotos para postar. Quero ver se faço tudo até o final de semana, pois agora preciso me recuperar, pois mesmo depois de algumas horas de sono, o corpo parece estar ainda com as vibrações da moto na viagem. kkk
Se o "Projeto Ypy" valeu a pena? Sem dúvida alguma! Querendo ou não muitas coisas em você mudam, e para melhor. Os objetivos que são alcançados, os constantes desafios que são superados, as diferentes situações por quais vc passa, só te fazem bem, muito bem mesmo!!! Tudo isto tb me lembra uma frase de Henry Ford: "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.".

Dedico o Projeto Ypy para os meus filhos Gabriela e Daniel, que estiveram comigo todo o tempo da viagem, em pensamento e no coração.

16º Dia......17/01/10......Bahia Blanca/AR - Uruguaiana/RS

É isto mesmo. Uruguaiana/RS!!! Acho que o sol do dia anterior me deixou meio pirado. Resolvi que aquele seria o meu último dia em território argentino, eu iria chegar no Brasil!
Às 6h já estava na estrada, os abastecimentos tinham sido feitos na chegada para ganhar tempo. Dia de sol e ventos tranquilos, suportáveis. Cheguei em Buenos Aires lá pelas três horas da tarde. Aquele sufoco básico para atravessar a cidade (via av. 9 de julho) e achar a saída para a ruta 14, pelo menos era domingo e o movimento estava bem mais calmo. Saída encontrada, sabia o que vinha pela frente. Além dos quase 700 km percorridos, tinha quase a mesma distância para percorrer. Putz, agora que já estava ali e a moto vinha que era uma beleza, vamos embora! O Pneu traseiro já começava a apresentar sinais de fim de linha. Como era domingo não dava para trocar em Buenos Aires. Vi que dava para tocar, mas já não estava com os sulcos da ida. Mesmo assim, estrada! Às 21h já estava praticamente noite, a estrada não era mais pista dupla. Era o jeito. O bom era que a temperatura estava bastante amena e um céu super estrelado, digno de filme. Percebi que a moto até rendia melhor do que com o calor da tarde. Como já estava totalmente decidido a chegar, era manter a calma e ter paciência. A partir de Buenos Aires o combustível já estava normal nos postos. Posição de pilotagem vc descobre que existem umas 100 no mínimo!!! kkk Não consegui chegar em Uruguaiana ainda no dia 17, mas aos 41 minutos da madrugada do dia 18 cruzei a fronteira da Argentina e estava no Brasil “uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu”!!! Nunca tinha pilotado por tanto tempo diretão, não preciso nem dizer o quanto estava cansado. A moto estava como se tivesse andado 200 km, estava impressionado com a performance dela, pois só desligava o motor nas paradas de abastecimento. Fui para o hotel que tinha ficado e tentar descansar, digo tentar porque vc continua ligado em 220V, é muita adrenalina, vc não para de pensar em tudo que fez desde o início da viagem, mas é tudo de bom!!!

15º Dia......16/01/10......Trelew/AR - Bahia Blanca/AR

Meio recuperado, acordei tb cedo, abasteci tudo que dava e saí para a estrada. Coloquei como objetivo chegar em Bahia Blanca. Céu azul só que com um baita sol. Ventos novamente calmos ainda bem. Já não estava mais usando a segunda pele, não era mais preciso. Na parte da tarde o calor estava insuportável, o calor do motor mais o suador por causa da roupa de viagem te tiram todas as energias, 100 km pareciam ser como 500 km rodados. Os últimos 200 km até chegar em Bahia Blanca acho que foram os piores da viagem. Peguei uma tempestade de areia próximo a Bahia Blanca que não foi fácil, vc entra nela, está na estrada, mas não enxerga mais do que 10 metros na tua frente. O problema de abastecimento dos postos continuava, mas eu como era um mini caminhão de combustível passava lotado por todos eles, só tinha claro que às vezes parar para colocar combustível no tanque. Cheguei em Bahia Blanca não tão tarde mas muito cansado. Parei para pernoitar e recarregar as baterias.

14º Dia......15/01/10......Rio Gallegos/AR - Trelew/AR

Fala galera!!! Não sumi não, é que pelo ritmo da volta não pude encontrar uma lan house, e quando parei para pernoitar os hotéis estavam com problemas na internet. Mas vamos lá, o ritmo foi alucinante no retorno, acho que jamais faço outro igual. Sai de Rio Gallegos cedo, na hora de sempre, às 6h já estava ligando a moto. Abasteci a moto e galão e estrada! No primeiro posto de abastecimento uma má notícia. Encontrei uns brasileiros de Gramado/RS que estavam indo para Ushuaia e me falaram que os postos de gasolina na estrada estavam sem combustível, a YPF estava em greve e o abastecimento quando tinha é só dentro das cidades, na estrada nada. Sem abastecimento no ritmo que vinha fazendo, nada feito. Fiz cálculos e mais cálculos e conclui que fazendo uns 27 km/l eu faria todo o trajeto desde que sempre fizesse o abastecimento nas cidades de destino. Só que para fazer esta média a velocidade de cruzeiro teve que cair para 90/95 km/h no máximo e ainda aumentar a quantidade de combustível extra. Além do galão de 10 litros, coloquei no banco do garupa mais um galão de 5 litros e uma garrafa pet de 2,25 L. Isto me dava tranquilidade total para ir para a estrada e não pensar em postos de combustível. Não tinha outro jeito, vi muitos brasileiros principalmente de carro parados em postos sem combustível. Ficar lá eu não ia. O resultado foi um número muito maior de horas para andar. Tb estava disposto a tocar até quase o anoitecer se preciso, até as 21h +/-. Toquei direto até Comodoro Rivadavia, cheguei no final da tarde. O que ajudou muuuuuito na viagem foi o tempo bom e os ventos bem mais calmos do que na ida. Abasteci dentro da cidade e resolvi esticar até Trelew. Cheguem em Trelew quase ao anoitecer, foram quase 1.200 km. Parei para pernoitar. A moto se comportou de forma exemplar, motor redondinho.