Consegui dormir no máximo umas 4 horas. Descanso era para quando chegar em casa. Levantei cedo, agora não às 6h, mas às 7h, pois queria passar na concessionária Honda para trocar o óleo. Putz, perdi uma hora pq esqueci de voltar o relógio para o nosso horário de verão, então na verdade quando entrei na concessionária eram 9h, tudo bem, já era final de festa!!! Troquei o óleo e filtro e estrada! Depois das tocadas dos dias anteriores, para fechar com chave de ouro, resolvi tocar até em casa (Curitiba/PR). Só consegui pegar a estrada literalmente às 10h, muito tarde, nunca tinha saído neste horário. Mas tudo era festa, estava em território brasileiro!!! Comecei a viagem via Passo Fundo e não via Porto Alegre como na ida. Seriam uns 1.100 km aproximadamente. Depois de Passo Fundo poderia ter pego a BR 280, mas me confundi no trajeto e passei direto para Vacaria via BR 116. Tudo bem, só aumentaria o percurso em 200 km. O que eram 200 km naquela altura do campeonato? kkk De Vacaria fui ao sentido da BR 101 para vir para Curitiba. Em SC já noite, peguei chuva forte naquela região de Lages e Rio do Sul. A coisa complicou, não dava para enxergar quase nada. Por umas três vezes cheguei a parar a moto pensando em pernoitar por ali, mas olhava para cima e via que as nuvens estavam dispostas a abrir e achava que a chuva poderia parar. Sábia decisão, logo em seguida a chuva parou e voltei a imprimir o meu ritmo de viagem. Subindo a Serra do Mar já de madrugada, praticamente sem movimento na estrada, a poucas dezenas de quilômetros de casa, um filme começa a passar pela tua cabeça, desde o período do planejamento da viagem, desde a primeira hora em que ela se iniciou no dia 2 de janeiro passado, a sensação é indescritível! O aumento do percurso, mais a chuva e o cansaço me fizeram chegar em Curitiba só às 3h30 do dia 19/01. Como falei, era a última etapa a ser cumprida, o desgaste estava quase no extremo, mas a determinação de querer chegar era maior. A moto? kkk ... parecia que tinha começado a viagem há poucos minutos! Então, missão cumprida!!! “El Fin Del Mundo” mais uma vez desbravado por um brasileiro, desta vez com uma super XRE 300!!! Vou fazer um resumo da viagem, trajetos, distâncias, curiosidades, etc, e claro, separar aquelas magníficas fotos para postar. Quero ver se faço tudo até o final de semana, pois agora preciso me recuperar, pois mesmo depois de algumas horas de sono, o corpo parece estar ainda com as vibrações da moto na viagem. kkk
Se o "Projeto Ypy" valeu a pena? Sem dúvida alguma! Querendo ou não muitas coisas em você mudam, e para melhor. Os objetivos que são alcançados, os constantes desafios que são superados, as diferentes situações por quais vc passa, só te fazem bem, muito bem mesmo!!! Tudo isto tb me lembra uma frase de Henry Ford: "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.".
Dedico o Projeto Ypy para os meus filhos Gabriela e Daniel, que estiveram comigo todo o tempo da viagem, em pensamento e no coração.