quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6º Dia......07/01/10......Puerto Madryn/AR - Comodoro Rivadavia/AR

Fala galera!!! Ah, aquela terceira coisa importante que comentei ontem é a "almofada" que comprei para viajar. Mano, esqueça, se vc não tiver um lugar confortável para sentar por tanto tempo vc prejudica a tua viagem sem dúvida. Eu comprei aquela de ar da "Air Hawk". Vc não sente nada a viagem inteira, é fantástica! Conforme previsto, acordei cedo e lá pelas 7h30 já estava pegando a estrada com destino a Trelew e Comodoro Rivadavia. Na "cochera" do Hotel (é assim que eles chamam garagem por aqui) um susto e na hora me veio na cabeça aquela famosa frase: "Houston, we have a problem!". kkk A moto não pegava de jeito nenhum. De tanto tentar acho que acabei afogando. Respirando fundo e procurando manter a calma, fiz aquele processo de desafogar que até tem no manual. Tentei de novo e ufa, pegou! Acho que o problema foi o frio da noite, a garagem era céu aberto e fez muito frio de madrugada. Verifiquei o nível do óleo e estava baixo. Coloquei meio litro. Passado o susto, abastecimento do tanque e galão e estrada! Até Trelew tranquilo, completei o tanque e toquei em frente. O céu não estava aquela maravilha, muito nublado, mas nada de chuva ainda bem. Meus amigos se tem um momento em que "se separam os homens das crianças", foi logo a partir de Trelew. O vento era impressionante, o frio apareceu forte, era o prenúncio do que vinha pela frente. Quarta marcha direto para manter 100 km/h! Quando o vento dá uma trégua vc consegue andar nos 120 km/h. Dependendo do quanto vc está carregado até vai mais, mas estou poupando a máquina tb. Fui tocando até encontrar um posto naquele meu esquema de abastecer. Putz, não tinha gasolina, só diesel! Tudo bem, parei a moto e passei o galão para o tanque. Aproveitei e vesti a segunda pele do corpo, das mãos e a balaclava. Aí deu para segurar o frio, mas o vento não, a coisa foi feia até quase Comodoro Rivadavia. Como já havia comentado, o consumo foi lá para baixo, só pode ser pelo peso elevado da bagagem mais o vento que segura demais a moto. Como não havia mais posto de gasolina, já sabia que seria preciso usar o galão. Andei até onde deu e parei para colocar a gasolina. Só não tinha me tocado do detalhe de tirar gasolina do galão parado na estrada no meio daquele vento. Imagine vc tirando farinha com uma colher de um pote na frente de um ventilador. Explico, a mangueira que eu trouxe era curta e não dava para abastecer direito, então estava usando um "funil" que era para completar o óleo no cárter. Sem vento funciona bem, mas naquele vento descobri a fria que estava. A cada 4 ml de gasolina que caíam no funil, 400 ml voavam longe......agora até dou risada, mas na hora a coisa estava complicada. Além do mais, gasolina no meu caso era algo supérfluo!!! A sorte foi que não estava muito longe da cidade e o que entrou resolveu o problema. Hoje foram uns 490 km, mas parecia que tinha sido o dobro. Cheguei em Comodoro Rivadavia lá pelas 15h e fui direto procurar um hotel para descansar um pouco. A cidade é bem movimentada, mas não é grande. No último posto de abastecimento encontrei dois motociclistas paraguaios em duas BMW 1200 que tb estão indo para Ushuaia. Me falaram que dois brasileiros estão vindo com duas Tornados. Quem sabe encontro eles amanha pela estrada. Quanto a paisagem do trajeto tirando a cidade, é a de sempre, mato e areia. Acho que se tivesse colocado fita isolante nas bordas dos pneus, elas estariam lá ainda, pois não tem curva para fazer, quando não é reta é curva muito aberta! Bom, amanhã preciso chegar em Rio Gallegos, vão ser uns 800 km. Se estiver o frio e vento de hoje a cobra vai fumar, agora que já estamos aqui não tem jeito. Vou mudar um pouco o esquema da saída para tentar ganhar tempo e fazer a viagem render, pois na parte da manhã esta sendo melhor que na parte da tarde quando vc já está meio quebrado. Quero ver se saio no máximo às 5h da madruga. Vou colocar sim o roteiro percorrido cidade a cidade com as respectivas quilometragens, quero ver se faço isto quando chegar em Ushuaia. Agora faltam só dois dias!!! P.S. Tenho lido todos os posts dos colegas e tentado dar as respostas no texto. Mas vamos trocar posteriormente vários e-mails para responder tudo que puder, quem sabe tb não criamos um tópico específico lá no fórum, pode ser uma boa.

8 comentários:

  1. Estamos curtindo muito a sua aventura meu amigo. Segue abaixo informações sobre a sua próxima parada:
    Río Gallegos é a capital da província argentina de Santa Cruz. O município possui quase oitenta mil habitantes (2001) e foi fundado em 19 de dezembro de 1885, distante cerca de 2800 quilômetros de Buenos Aires. Conhecida como "cidade dos ventos" devido as freqüentes massas polares oriundas da Antártica que passam pela cidade que apresenta relevo plano e seco. Última grande cidade argentina antes do Estreito de Magalhães no Chile, dista 64 quilômetros do Paso de Integración Austral que é o complexo fronteiriço da Argentina com o Chile que possibilita o acesso por via de balsa ao arquipélago da Terra do Fogo assim como está a cerca de 670 quilômetros de Ushuaia, capital da Província da Terra do Fogo e cidade mais austral do mundo e também a 350 quilômetros de Punta Arenas, no Chile. Fonte Wikipédia
    Descanse bem e boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá Serjão, estou aqui também acompanhando. Rumo a Ushuaia!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Serjão,
    Todo dia to aki acompanhando seu diário,até parece que estou viajando junto, capricha nas fotos. Tente informar mais ou menos como ta o consumo da moto. abração e boa viagem.

    ResponderExcluir
  4. Fala Serjão...passando maior inveja no pessoal..um dia vou fazer essa viagem....bem..a pergunta é o seguinte: como seria a sua viagem se vc estivesse obtado por uma moto custom, como por exemplo, shadow...e quanto seria melhor se vc estivesse com uma XT660....sucesso irmão....boa viagem..que DEUS te abençõe!!!!

    ResponderExcluir
  5. É ótimo ver que tudo está bem. O que eu falei está acontendo, espero que você saia das situações críticas. Aproveite ao máximo. Todos estão te esperando. Um abraço. Joana






    ´

    ResponderExcluir
  6. PAAAAAAAAAAAAAAI!
    Finalmente sua filha resolveu dar as caras por aqui! Mas não foi por mal, estava impossível de conectar a internet aqui na praia; hoje resolvemos o problema e agora eu posso ler tudo o que vc escreve!
    Nossa, tô achando super legal o jeito que você tá relatando a viagem, é muito divertido ler e imaginar as situações pelas quais você tá passando! Dou risada na maior parte do tempo, mas as vezes fico preocupada; não abuse muito do bom Deus, hahaha. Mas eu sei que ele ta aí do seu lado, igual eu!
    Adorei seu telefonema para me dar os parabéns, mesmo um dia depois, mas eu sei que não é tão facil de ligar; faltou só você para completar a festa aqui na quarta passada. Ontem eu ainda estava morta, mas hoje já to descansada e a galera já levantou acampamento aqui de casa, só restou o zana, hahaha!
    Bom, no mais é isso. Vou continuar lendo todos os dias, parece que ficamos mais pertinho, já que estou morrendo de saudades já!
    Continue se cuidando bastante, e não abuse da sorte!
    Um beijo, te amo.

    ResponderExcluir
  7. Opa Serjão, td bom por ae ??? espero que sim!!!
    Meu nome é Diogo tenho acompanhado os post´s no fórum do motoonline e tb os seus aqui no projeto Ypy!!!! cara, simplesmente fascinante!!!
    Eu que outroras estava simplesmente interessado em adquirir a XRE, hj, já faço planos de viagens( pelo Brasil, não audaciosos como o seu mas é só questão de tempor =] ).
    Serjão gostaria que se possível comentasse sobre sua alimentação, o que tá comendo, como estão sendo suas paradas, qto tempo dura essas paradas.
    No mais Serjão, toda sorte do mundo, que Deus lhe proteja nessa jornada, e "vamo que vamo" pq ainda tem mto chão pela frente.

    ResponderExcluir
  8. Imagino o que você quer dizer com a almofada. Fiz uma viagenzinha pra João Pessoa, a 120 km de onde moro e cheguei com a retaguarda bem dolorida! Rsrsrsrsrs

    Continue postanto e se cuida.

    Abraço.

    ResponderExcluir